segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

O CIRCO PEGA FOGO E NASCE GENTILEZA

Ontem, conversando com amigo, sobre o trágico incêndio de Santa Maria, ele me lembrou de um fato que eu nem me lembrava mais. Disse-me que vendo toda a desgraça que aconteceu, lembrou-se da insólita história do “Gentileza”.
 
A história que eu conheço é que:
 
O CD do eterno Gonzaguinha: “Cavaleiro Solitário” - ao vivo (1992), tem uma faixa chamada: Gentileza. Gonzaguinha fez essa música, em homenagem a um personagem conhecido, que era chamado de “Gentileza”, que viveu por muitos anos, andarilho, pelas ruas do centro da Cidade Maravilhosa, "pregando" suas ideias de "paz e amor". E na música mesmo, Gonzaguinha, antes de cantá-la, recita: “Uns dizem que ele é um louco. Eu digo que é um profeta”, e explica que o que sabia, era que Gentileza se tornara “profeta das ruas”, depois de ter perdido toda sua família em um grande incêndio no circo.
 
E agora, com todas as tristes histórias contadas de Santa Maria, outros episódios passados, relacionados a desastres ocasionados por incêndio no Brasil e no mundo, também estão sendo rememorados. E outra tragédia que eu vi mostrado em um programa de TV ontem, foi o de um grande incêndio no circo.
 
Esse circo, segundo o programa, foi a maior tragédia provocada por incêndios no Brasil, onde ocorreu o maior número de pessoas mortas. Parece que por volta de 500, sendo que 70% delas eram crianças. Esse episódio aconteceu na cidade de Niterói, no ano de 1961. O circo chamava-se Gran Circus Norte-Americano.
 
Porém, como meu amigo bem me lembrou, diferente do que Gonzaguinha diz, Gentileza não perdera nenhum familiar no incêndio. Mas sim, sua história, como Gentileza, realmente começara, com o incêndio desse circo.
 
O que eu fiquei sabendo, o que fez Gentileza se tornar Gentileza, foi que: ele teve algumas “visões” relacionadas ao incêndio. E no local da tragédia (que já havia acontecido), aquela chocante cena que viu, o perturbou sobremaneira para sempre. Primeiramente, resolveu fazer uma espécie de homenagem as vítimas: plantou várias plantas no local. Depois, “abandonou” tudo, e decidiu perambular por aí, a ermo, apenas com suas ideias.
 
Todos já devem ter visto alguma coisa sobre Gentileza. Ele virou até “girfe”. Já vi pessoas usando camisetas, bótons e bonés, com aquela mais famosa frase dele estampada: “Gentileza, Gera Gentileza”. Ele escreveu essas frases, pintadas em painéis nos pilares de um viaduto no Rio.
 
(E existe uma outra música que se chama “Gentileza”, composta por Marisa Monte,  onde ela também, cita o profeta, e as suas pinturas, que desaparecem do viaduto, pichadas e cobertas com tinta cinza. Porém, eu acho, que essas pinturas foram restauradas atualmente).
 
E parece que até uma novela global que passou esses tempos, que trouxe um pouco de Gentileza, em um dos seus personagens.
 
Enfim, profeta, “maluco beleza”, andarilho, mendigo, esquizofrênico, excêntrico, não importa.
 
Gentileza "nasceu" de um incêndio no circo.
 
Logo, não é preciso o circo pegar fogo, para sermos Gentileza. Concluo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário