quinta-feira, 17 de março de 2016

Grande ato no TUCA em defesa da democracia


http://jornalggn.com.br/noticia/grande-ato-no-tuca-em-defesa-da-democracia



Jornal GGN – Ontem, quarta-feira (16), manifestantes se reuniram no Teatro da Universidade Católica (TUCA), em São Paulo, no chamado “Ato pela legalidade democrática”, para protestar contra os abusos da Operação Lava Jato.
Entre os intelectuais que falaram no palco, Marilena Chauí abordou a crise de representatividade e o sentimento de aversão à política, uma ferramenta da democracia.
“No primeiro instante, quando as lideranças tucanas vieram para a Avenida Paulista, o que eles não esperavam era a reação. No primeiro instante, nós, de esquerda, poderíamos dizer: ‘Legal, maravilha, bem feito, colhe aí o que você plantou. Depois, o mínimo de distanciamento e reflexão faz você ficar muito assustado com isso. Porque você tem uma massa na rua, desligada de qualquer organização partidária, de qualquer movimento social. É uma massa à procura de um líder. E esse líder está caracterizado por essa massa, simbolizando um poder transcendente, um poder arbitrário, um poder tirânico, desde que garanta a ordem e a segurança contra a democracia”, disse.

Ela também criticou o papel da mídia na exaltação dos ânimos da população.
“Do mesmo modo que o apartamento em Miami e o uso dos jatinhos da FAB [Força Aérea Brasileira] para assistir jogo de futebol e show, fez com que Joaquim Barbosa não fosse a grande vestal da República, talvez alguma coisa semelhante impeça que Moro seja a grande vestal da República. Mas é isso que está sendo tramado. E está sendo tramado não só pelo próprio Judiciário. Está sendo tramado não pelos partidos políticos ditos de oposição. Está sendo produzido pela mídia. Ela impede não só o exercício efetivo da liberdade de expressão, do direito à palavra e à expressão, como ela manipula todas as informações para produzir, não a desinformação, para produzir a falsa informação”.
Além dela, falaram no púlpito, Bandeira de Mello, Guilherme Boulos, Pedro Serrano, Gilberto Maringoni, Carina Vitral, Bresser-Pereira, Fernando Moraes, Luiz Gonzaga Belluzzo. Os vídeos abaixo são de Artur Scavone.
Bandeira de Mello:

Guilherme Boulos:

Pedro Serrano:

Gilberto Maringoni:

Carina Vitral:

Bresser-Pereira:

Fernando Morais:

Luiz Gonzaga Belluzzo:


Tags

Nenhum comentário:

Postar um comentário