quarta-feira, 20 de abril de 2016

# Não quero que minha filha vire uma Fátima Bernardessssss



Reportagem sobre Marcela Temer gera reações irônicas na internet

Mulher do vice-presidente foi retratada pela revista Veja como "bela, recatada e "do lar""

20/04/2016 - 02h24min | Atualizada em 20/04/2016 - 08h32min
Grupos na internet reagiram com ironia à reportagem da revista Veja com um perfil de Marcela Temer, mulher do vice-presidente Michel Temer. Intitulada "Marcela Temer: bela, recatada e 'do lar'", a matéria a descreve como uma "vice-primeira dama do lar", que busca o filho do casal na escola, além de cuidar da casa e de "um pouco dela mesma". O texto entrou no ar no site da publicação na segunda-feira.

Foto: Revista Veja, reprodução
A publicação provocou reações nas redes sociais a partir da hashtag #belarecatadaedolar, com o compartilhamento de fotos de mulheres em bares, nuas ou fazendo gestos obscenos. Uma ferramenta para adicionar os dizeres às fotos, um tumblr e pelo menos três eventos no Facebook também foram criados. No Instagram, a hashtag somava 3.385 publicações até as 6h30min desta quarta-feira.
Além da ironia, a reação da internet ainda levanta a discussão sobre machismo e os padrões femininos, tema abordado em post pela blogueira Lola Aronovich.
"Vale ressaltar que primeira dama já é um termo machista porque não existe equivalente para homem. Não existe porque o que se espera é que o homem seja o político que está no poder, enquanto a mulher seja apenas sua esposa (decorativa e mãe, as duas missões exigidas das mulheres em qualquer posição)", escreveu Lola, professora de Literatura em Língua Inglesa da Universidade Federal do Ceará, que recentemente esteve em Porto Alegre para participar de um painel sobre feminismo no evento Conexões Globais.
Abaixo, algumas postagens nas redes:















 

Nenhum comentário:

Postar um comentário