quinta-feira, 14 de março de 2013

Sei que RELIGIÃO, POLÍTICA e FUTEBOL não se DISCUTE, mas...

Dando continuidade a minha “rebeldia sem causa”, “adolescência que não passa” ou mesmo “filosofia de buteco”, ou mesmo “manifesto de jardim de infância”, ou mesmo “protesto de Orkut” (ainda não tenho FACE), queria ressaltar um aspecto que achei valioso, nessa tão maçante novela PAPAL.

Primeiramente, ufá, acabou... Estava ficando muito agoniado. A fumacinha branca saiu da “chaminezinha”, e a vida voltou ao normal. Não sou religioso e desculpe-me os que são, mas estava achando tudo muito chato nessa história de CONCLAVE. Para mim não fazia nenhum sentido. Ficava pensando que existiam muito mais coisas relacionadas a religião, até mesmo ao catolicismo que poderia estar sendo discutido no espaço que a mídia abriu. Mas não, era só Conclave, forno, Cardel não sei de onde... E não me AFECTAVA em nada as horas e horas de informações e histórias que nos chegavam do Vaticano. A não ser agora por um aspecto, que quero relatar aqui.

Está sendo contado, pelos levantamentos que estão fazendo da vida do NOVO Papa, Francisco I, alguns aspectos muito interessantes. Primeiramente, já pelo nome que ele escolheu nos traz a memória, uma linda história de vida, independente de religião, que foi a história de Francisco de Assis. (Um dia ainda conheço a cidade de ASSIS na Itália, que dizem ser uma das regiões mais lindas do mundo.)

Francisco de Assis foi um homem que “mudou os rumos da igreja”, deixando “de lado” os dois poderes mais instituído da época dele (e por que não DIZER dos dias atuais também): o da própria igreja (o clero), e o dos políticos (os reis), partindo de vez de sua casa pequeno-burguesa, para seguir uma vida “santa”, de caridade, junto principalmente a natureza. Extraindo da natureza a sabedoria que nos é tão preciosa – única – que é a própria perfeição –DEUS.

 

Sei que alguns estão falando que esse PAPA foi conivente com a ditadura na Argentina - que não foi menos violenta que em outros países da América Latina. Mas...

Mas o aspecto que fiquei sabendo na vida desse novo Papa, que muito me impressionou, está relacionado com a sua opção, em seguir uma vida de SIMPLICIDADE. Escutei um repórter dizer que ele anda de ÔNIBUS, cozinha suas próprias refeições, e vive em uma CASA pequena. Ou seja, ele, sendo CARDEAL principal da Igreja Católica da Argentina (o CHEFE), e a Igreja sendo a mais antiga instituição DO MUNDO, com muitos bens, RIQUEZA, poderia ter múltiplos privilégios, como Mansões, EMPREGADOS/criados (até para limpar seu espirro SE DUVIDAR), “Chofer” (nem sei como se escreve isso). E ao invés disso tudo, preferiu uma vida mais “humana”, mais parecida com a vida de quem o escuta, com a vida da maioria da população, com a vida de quem senta e fica desconfortável no banco da igreja onde ele fazia sua HOMILIA, pensando nas contas atrasadas para pagar. Talvez sentindo na CARNE como é que é a vida de verdade.

Lembrei-ME do PRESIDENTE do Uruguai, mas conhecido como MOJICA. Esses tempos passou na TV algumas reportagens de como é a vida dele. Ele, sendo a principal pessoa desse país, vive em uma chácara simples, em companhia da esposa e dos cachorros. Abdicando também de vários privilégios, residências presidenciais, criados, propinas, etc e tal. Ele até doa boa parte do seu salário. Seu patrimônio se resume a aquela pequena propriedade de terra, um trator velho, e um FUSQUETA 87.

Lembrei também de uma notícia que eu li, retratando que o prefeito de Londres, Boris Johnson, tendo ele criado várias leis voltadas para a utilização de meios de transportes ALTERNATIVOS, desde o começo de seu mandato, adota a bicicleta como seu meio de transporte PRINCIPAL. A matéria dizia que era comum a presença DELE com sua bicicleta no centro de Londres, indo e vindo de seu GABINETE, sempre com sua “magrela”. (Aqui ciclista AMPUTA o braço “dando um rolé por aí”).

 
Ou seja, como Gandhi, ou Dalai Lama (não me lembro bem ao certo) já afirmou muitas vezes: “Sejamos o EXEMPLO/DIFERENÇA que queremos para/no mundo”. Para mim é muito impressionante perceber como pessoas tão PODEROSAS, podem também ter/fazer outras ESCOLHAS. Talvez mais COERENTES.

Pois o que geralmente ocorre, principalmente quando falamos de nossos “REFERÊNCIAIS,” é encontramos, no mínimo, a OPULÊNCIA, a OSTENTAÇÃO, a VIDA BOA, FÁCIL.

Antagonicamente, como o próprio Papa que saiu, o BENTO. Ele foi curtir sua “APOSENTADORIA”, na região onde os IMPERADORES ROMANOS erguiam em tempos antigos, suas moradas de férias. Tamanha é a “sofisticação” do lugar. Acho que o lugar chama-se CASTEL Gandolfo.

 

Outro exemplo mais CASEIRO, falando em aposentadoria, é daquele Ricardo Teixeira, que por muito tempo “mamou” na CBF, e só LARGOU mesmo, depois de ser julgado culpado por corrupção no nosso querido FUTEBOL. Hoje ele vive em MIAMI, nas margens de um belo rio, onde fica estacionado seu IATE de mais de mil PÉS.

Quem dera se tivéssemos uma aposentadoria assim. Para nós, no máximo, se tivermos muita sorte, restará um banquinho na fila de espera do INSS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário