sexta-feira, 5 de abril de 2013

AMPLIAÇÃO DA ATENÇÃO PRIMÁRIA EM OUTRO PAÍS (CURITIBA) PRIORIZANDO TAMBÉM O ATENDIMENTO DOS BRATALHADORES


segunda-feira, 1 de abril de 2013


Nove unidades de saúde de Curitiba ampliam atendimento para '3º turno'

Decreto também amplia o número de equipes do 'Saúde da Família'.
Fernando CastroDo G1 PR

Unidade Ouvidor Pardinho terá horário ampliado a partir de maio (Foto: Everson Bressan /SMCS/ Divulgação)Unidade Ouvidor Pardinho terá horário ampliado a partir de maio (Foto: Everson Bressan /SMCS/ Divulgação)


O horário de atendimento deve ser ampliado em nove Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Curitiba. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, a implementação do chamado “terceiro turno” até as 22h deve chegar a todas as regionais da cidade até o fim do mês de maio, e a cobertura do programa Estratégia Saúde da Família (ESF) também deve ser ampliada no período. Ambas as medidas vieram através de um decreto assinado pelo prefeito Gustavo Fruet (PDT).

A implementação do “terceiro turno” foi uma das principais promessas apresentadas por Fruet durante a campanha eleitoral. O objetivo da medida é desafogar o ritmo de atendimento nos Centros Municipais de Urgências Médicas (CMUMs) 24 horas, dobrando a capacidade de atendimento em urgências e emergências.

A previsão é de que a Unidade de Saúde Camargo, que fica no bairro Cajuru, amplie o atendimento até o dia 8 de abril. Até o fim de maio, as unidades Bairro Alto, Bairro Novo, Eucaliptos, Oswaldo Cruz, Nossa Senhora da Luz, Ouvidor Pardinho, Concórdia, e Vila Guaíra também devem contar com o “terceiro turno”.

O mesmo decreto também instituiu a criação de 44 novas equipes de Saúde da Família, com objetivo de reforçar o atendimento primário da saúde em Curitiba. A estimativa da prefeitura é de que até o fim do primeiro semestre a estrutura chegue a 229 equipes em 64 unidades, atingindo uma cobertura de 47% da população. Durante a campanha, Fruet prometeu pelo menos 50% de cobertura.

As equipes são formadas por agentes comunitários e equipes que prestam atendimento domiciliar – com médico, enfermeiro, auxiliar de enfermagem, dentista, auxiliar de saúde bucal, e profissionais que moram nas regiões, reforçando a aproximação entre equipes e comunidades. Os profissionais foram em parte contratados, e em parte reaproveitados de outros setores, segundo a prefeitura de Curitiba.


As novas equipes devem atuar nas unidades Bairro Alto, Eucaliptos, Camargo, Oswaldo Cruz, Nossa Senhora da Luz, Ouvidor Pardinho, Mãe Curitibana, Santa Quitéria e Concórdia. Vinte equipes devem iniciar os trabalhos ainda em abril, e outras 24 estão previstas para maio
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário