Secretários de Estado da Saúde elegem Beatriz Dobashi presidente do CONASS
A secretária de saúde do Mato Grosso do Sul foi eleita por aclamação
A assembleia do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS), reunida ontem (28), elegeu a Secretária de Estado da Saúde do Mato Grosso do Sul, Beatriz Dobashi, como presidente do Conselho. O vice-presidente do CONASS na região Norte, Milton Moreira, secretário de saúde de Rondônia, conduziu a assembleia, que elegeu Dobashi por aclamação.
Beatriz Dobashi agradeceu aos colegas pelo reconhecimento e confiança representados pela aclamação e falou a respeito do papel do CONASS. “O Conselho tem uma função muitíssimo importante na construção do SUS. A prática da pactuação seria impossível se não tivéssemos o CONASS nos intermediando e nos atualizando”, destacou. A presidente também falou que pretende trabalhar com mais frequência, nas reuniões do CONASS, a questão das especificidades regionais. “É um período pequeno, até abril de 2010, mas espero que, juntos, nós possamos levantar bandeiras importantes para a gestão estadual do SUS”.
Beatriz Dobashi escolheu como primeiro vice-presidente do CONASS, o colega de Rondônia, Milton Moreira. A Secretária de Estado da Saúde de Goiás assume a vice-presidência na região Centro-Oeste e a eleição do adjunto para esta região será na próxima assembleia do conselho, em novembro.
Em 27 anos de existência, uma mulher assume, pela primeira vez, a presidência do CONASS
“Eu me sinto muito honrada em assumir a posição de presidente do CONASS, pois ele é uma peça fundamental na construção do Sistema Único de Saúde”, afirmou a secretária de saúde do Mato Grosso do Sul, Beatriz Dobashi, ao tomar posse, na noite de 28 de outubro de 2009, em Brasília, como a nova presidente do conselho. Em vinte sete anos de existência, essa é a primeira vez que uma mulher assume o comando da instituição.
Em seu discurso, Dobashi falou sobre as onze prioridades estabelecidas pelo CONASS e que, segundo ela, serão mantidas, pois envolvem questões cruciais para a saúde, mas ressaltou que dentre as onze questões prioritárias, a que diz respeito ao Pacto pela Saúde será priorizada em seu mandato. “Nós precisamos resgatar o sentimento de responsabilidade compartilhada que tivemos ao celebrar, há pouco mais de três anos, o Pacto pela Saúde”, afirmou. Segundo ela, “o fórum da Comissão Intergestores Tripartite tem que ser um espaço em que possamos construir de forma conjunta as políticas, as estratégias e as soluções para cada vez mais nos comprometermos com os princípios e as diretrizes do SUS”.
Ao transmitir o cargo para Dobashi, o ex-presidente do CONASS, Eugênio Pacceli de Freitas Coêlho, falou da confiança que sempre teve na nova presidente. “Quando na minha gestão, a escolhi como a primeira vice-presidente, tinha certeza que, pela sua competência, podia me sentir seguro ao seu lado”. E se disse satisfeito por ter cumprido o seu papel frente à presidência do conselho. “Fico muito feliz por ter cumprido o meu papel dentro da saúde pública brasileira e me sinto emocionado em passar o cargo para a primeira mulher a assumir a presidência desse conselho. Hoje, volto para a secretaria de administração e gestão do Tocantins, extremamente enriquecido e com um olhar diferente sobre a saúde pública no Brasil,” finalizou Eugênio.
O presidente do Conasems, Antonio Carlos Nardi, parabenizou o CONASS pela nova presidente eleita que, segundo ele, marcará a história do conselho não só por ser a primeira mulher a assumir a presidência, mas também por sua competência. “Tenho certeza que a sua gestão será brilhante e que continuaremos com essa parceria CONASS/Conasems na construção e na luta por um SUS mais digno e que ofereça cada vez mais aos seus usuários serviços de qualidade”.
Para o secretário de Vigilância em Saúde, Gerson Penna, mais do que o gênero, a eleição de Beatriz Dobashi representa o reconhecimento público do trabalho realizado por ela. “O CONASS está de parabéns por reconhecer em uma mulher uma profissional absolutamente competente para estar à frente desse importante fórum que há 27 anos foi criado pela luta dos secretários estaduais de saúde”.
O representante da Organização Pan-americana de Saúde no Brasil (Opas), Diego Victoria, reforçou a importância do CONASS na parceria existente entre as instituições. “Temos uma história de cooperação técnica que aborda diferentes temas como Atenção Primária, as Funções Essenciais de Saúde Pública e a violência, entre outros e que consideramos como experiências de cooperação de sucesso. O CONASS é um parceiro fundamental para se alcançar os compromissos estabelecidos no documento de estratégia de cooperação técnica da Opas/OMS com o Brasil, 2008/2012”, afirmou Victoria.
Fonte e Credito: Assessoria de Comunicação Social do CONASS
Nenhum comentário:
Postar um comentário